PSICOSE E SAÚDE MENTAL

  • Coordenação:  José Marcos de Moura e Paula Borsoi.
  • Grupo de trabalho: Gisela S de Moura, Maria Antunes Tavares, Suely Azevedo.
  • Periodicidade e horário: Terças-Feiras as 19:30h (2° e 4° terças feiras).
  • Início: 07 de março de 2023.

Desde 2021 o Núcleo vem desenvolvendo uma pesquisa sobre as consequências clínicas das manifestações psíquicas, quando essas ocorrem em condições onde o corpo e o gozo, tomam a dianteira, e o sujeito fica à deriva. No ano passado fizemos um percurso, para tentar circunscrever corpo e psicose na nossa época. Como se constrói e quais são as modulações do uso do corpo feitas pelo parlêtre no século XXI. Usamos o livro de Gabriela Basz nossa colega da EOL, que usando o teatro pós dramático de uma escritora inglesa, Sarah Kane, trabalhou a estrutura psicótica usando conceitos lacanianos.

Em 2023 vamos continuar a pesquisa iniciada em 2022, onde estamos trabalhando a questão do luto, melancolia e mania, usando o Livro de Nieves Soria, nossa colega da EOL. Percorremos, junto com a autora, as diferenças introduzidas por Freud e Lacan, entre   Luto, Melancolia e Mania. Utilizando os conceitos de perda, dor de existir, relação do objeto, pulsão de morte, desejo, narcisismo, libido, temporalidade, castração, falo, real, simbólico e imaginário, etc…

Vamos retomar o texto do livro, nos servindo de algumas de suas referências do seminário 6 de Lacan, para rever os conceitos de castração e o falo e suas relações com o desejo.

Vamos usar também o capítulo “O que faz sintoma para um corpo” do livro “O avesso da biopolítica” de Eric Laurent. E como sempre acontece no nosso campo, com a execução de um trabalho em movimento, inúmeros outros textos e ou capítulos de livros serão acrescentados.