CURSO FUNDAMENTAL

Turma 2024

Uma leitura do caso “O Pequeno Hans”.

Coordenação: Anna Luiza Almeida (Associada do ICP)

Datas: 07/08, 21/8, 04/09, 18/09, 02/10, 16/10, 30/10, 13/11.

Horário: Quartas Feiras, 19:00 a 21:00, com frequência quinzenal.

 

A proposta desse curso é de ler o caso do Pequeno Hans, um dos cinco casos clínicos cuidadosamente trabalhados por Freud e publicado em 1909. O texto nos traz importantes apontamentos sobre a sexualidade infantil, além de indicações sobre os modos de formação do sintoma e a construção da fantasia.

A partir das elaborações trazidas por Lacan em seu Seminário sobre as relações de objeto, vamos nos deter sobre os conceitos de castração, privação e frustração à luz do relato clínico freudiano. Com isso, buscaremos localizar de que modo este caso segue atual e de que maneira pode nos servir para a discussão sobre questões da experiência psicanalítica.

Referências Bibliográficas:
Freud, S. [1909] “Análise da fobia de um garoto de 5 anos (caso Pequeno Hans)”. Em: Obras Incompletas de Sigmund Freud, Historias Clinicas, Belo Horizonte: Autentica. 2021.
Freud, S. [1909] “Análise de uma fobia em um menino de cinco anos”. Em: Edição Standard das Obras Completas de Sigmund Freud, volume X.
Lacan, J. [1956-57] O Seminário, livro IV: A relação de objeto. Jorge Zahar Editor.
Lacan, J. “Nota sobre a criança”. Em: Outros Escritos. Jorge Zahar Editor: 2003.
Miller, J.-A. “A lógica do tratamento do pequeno Hans segundo Lacan”, em: Revista Asephallus, Volume IV – Número 7 Novembro de 2008 a Abril de 2009. http://www.isepol.com/asephallus/numero_07/revista_7.pdf

 

Leitura de A instancia da letra no inconsciente ou a razão desde Freud.

Coordenação: Ana Lúcia Lutterbach (AME AMP/EBP)

Datas: 14/08, 28/08, 11/09, 25/09, 09/10, 23/10, 06/11, 20/11.

Horário: Quartas Feiras, 19:00 a 21:00, com frequência quinzenal.

A leitura da obra freudiana empreendida por Lacan parte de uma investigação clínica no próprio texto de Freud, mas fora do contexto que até então tinha sido abordado. Para tanto, utiliza ferramentas de sua época enfatizando a excentridade da psicanálise em relação ao modelo da medicina no tratamento da loucura de cada um. Acompanhamos, assim, a subversão realizada por Freud e retomada por Lacan, ao reler a invenção original da psicanálise que então havia sofrido uma espécie de apaziguamento resultante da tentativa de silenciar o inconsciente com o fortificante Eu e a promessa de uma “normalidade” incompatível com a experiência do ser falante.

Em uma Conferência em homenagem aos cem anos de nascimento de Freud publicada no Seminário 3 (1956, p.270), um ano antes de Instância da Letra, Lacan diz: “em qualquer página da Traumdeutung […] vocês acharão sempre uma sucessão de homonímias ou de metonímias, de formações onomástica que são absolutamente essenciais à compreensão do sonho, e sem as quais este se dissipa, se esvaece.” Na aula IX deste mesmo Seminário, Lacan afirma: “O inconsciente é, no fundo dele, estruturado, tramado, encadeado, tecido de linguagem” (p. 139). Este é nosso ponto de partida.

Neste semestre nos dedicaremos ao estudo da Instância da Letra no inconsciente ou a razão desde Freud em torno da afirmativa de Lacan: “O inconsciente é estruturado como linguagem”, pautados pela prática psicanalítica.

Referências Bibliográficas:
Lacan, J. (1957) “A instância da letra no inconsciente ou a razão desde Freud”. Em: Escritos, Rio de Janeiro, J. Zahar Ed.1998.
Lacan, J. (1955-1956) O Seminário. Livro 3 as psicoses, Rio de Janeiro, J. Zahar Ed., 1985.

Turma 2023

Leitura do Caso do Homem dos Lobos.

Coordenação: Eliana Bentes Castro (EBP/AMP).

Datas: 08/08, 22/08, 05/09, 19/09, 3/10, 17/10, 31/10, 14/11.

Horário: Quintas Feiras, 19:00 a 21:00, com frequência quinzenal.

 

Para trabalhar esse texto de Freud, ¨Uma neurose infantil¨ (1917-1919), conhecido com o codinome Homem dos Lobos, faremos uma releitura com novas interpretações de Lacan, do próprio Freud e de outros tantos autores que se empenharam em avaliar o caso, tido como o mais importante dos casos freudianos. Pontos a serem tratados:

O quadro clínico e a primeira leitura de Freud;

A questão diagnóstica, tão polemica nesse caso;

A questão do pai e da castração – poderemos ver a atipia dos sintomas fóbicos e obsessivos ao nível do estatuto do pai;

As diferentes formas de negação que fundam as estruturas, segundo Freud.

 

Referências Bibliográficas:
Freud, S. (1917-1919) – Uma neurose infantil. Em: Em: Edição Standard das Obras Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1969-2000.
Miller, J.A. – O Homem dos Lobos, parte 1- Opção Lacaniana, 56;57.
Miller, J.A.- O Homem dos lobos, parte 2- Opção Lacaniana, 59.
Aflalo, Agnes – Entrevarios 5- Reavaliação do caso do Homem dos lobos.

 

“A direção do tratamento e os princípios de seu poder’.  

Coordenação: Ângela Batista (AMP/EBP).

Datas: 15/08, 29/08, 12/09, 26/09,01/10, 24/10, 07/11, 2/11.

Horário: Quintas-feiras, 19:00 – 21:00, com frequência quinzenal.

 

A proposta é trabalhar a importância do retorno a Freud nesse texto, considerando os desvios do pós-freudismo com a psicologia do ego. Um retorno à primazia do inconsciente, do inconsciente estruturado como uma linguagem, caracterizado pelo primeiro ensino de Lacan.

Nesse curso, vamos pensar a direção do tratamento com a pergunta sobre o que é nossa prática na atualidade, e quais os princípios que nos orientam.

Referências Bibliográficas:
Jacques Lacan (1998) A direção do tratamento e os princípios de seu poder (1958) Rio de Janeiro: Jorge Zahar. 1998.
Jaques Alain Miller (1987) Duas dimensões clínicas:  sintoma e fantasia. Em: Percurso de Lacan Rio de janeiro: Jorge Zahar.

Turma 2022

Leitura de “A Psicogênese de um Caso de Homossexualismo numa Mulher”

Coordenação: Viviane de Lamare (Associada do ICP).

Datas: 07/08, 21/8, 04/09, 18/09, 02/10, 16/10, 30/10, 13/11.

Horário: Quartas Feiras, 19:00 a 21:00, com frequência quinzenal.

Os alunos podem fazer o curso integralmente no formato presencial.

As datas marcadas em vermelho indicam que a presença é obrigatória. As marcadas em preto serão transmitidas via zoom com sistema híbrido.

No curso sobre “A Psicogênese de um Caso de Homossexualismo numa Mulher” (1920), nomeado por Freud de “a jovem homossexual”, trabalharemos conceitos como complexo de Édipo, transferência, pulsão e a leitura de Lacan destes conceitos freudianos, principalmente no seminário 4, A relação de objeto (1962-1963). Continuando no seminário 10, A angústia (1962-1963), Lacan aponta como o desejo e o amor se articulam na transferência em Freud, ressaltando a importante diferença entre acting out e passagem ao ato. Teremos sempre presente a pergunta: como esse caso pode nos orientar para as questões da clínica de nossos dias?

Referências Bibliográficas:
Freud, S. (1920) A psicogênese de um caso de homossexualismo numa mulher. Em: Edição Standard das Obras Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1969-2000.
Lacan, J. O Seminário, livro 4: a relação de objeto (1956-57). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor. 1995.
Lacan, J. O Seminário, livro 10: a angústia (1962-63). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor. 2005.

 

Leitura do escrito “A significação do falo”.

Coordenação: Maria do Rosario Collier do Rêgo Barros (AME AMP/EBP).

Datas: 14/08, 28/08, 11/09, 25/09, 09/10, 23/10, 06/11, 20/11.

Horário: Quartas Feiras, 19:00 a 21:00, com frequência quinzenal.

Os alunos podem fazer o curso integralmente no formato presencial.

As datas marcadas em vermelho indicam que a presença é obrigatória. As marcadas em preto serão transmitidas via zoom com sistema híbrido.

A leitura desse texto de Lacan vai nos permitir situar a diferença feita por ele entre o falo enquanto significante e a significação fálica, para poder pensar a dimensão própria da função fálica e suas consequências tanto na constituição dos sintomas, como nos paradoxos da vida amorosa e na relação do desejo com a demanda.

Lacan inicia seu texto indicando a função de nó que tem o complexo de castração inconsciente e apontando uma antinomia interna na assunção do sexo. Retomar esse debate aberto por Lacan em 1958 sobre a função do complexo de castração nos permitirá atualizá-lo a partir das questões que interrogam a psicanálise hoje. Seguiremos as elaborações de Lacan até seu seminário 20, no qual a questão da castração toma um novo valor na economia subjetiva do falasser.

Referências Bibliográficas:
Freud, S. (1923) A organização genital infantil. Em: Obras Completas da edição Standard brasileira. Rio de Janeiro: Imago. 1969 e 2000, volume XIX.
Freud, S. (1924) A dissolução do complexo de Édipo. Em: Obras Completas da edição Standard brasileira. Rio de Janeiro: Imago. 1969 e 2000, volume XIX.
Freud, S. As três contribuições à psicologia do amor. Em: Obras Completas da edição Standard brasileira. Rio de Janeiro: Imago. 1969 e 2000, volume XI.
Lacan, J. (1958) A significação do falo. Em: Escritos, Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor. 1998.
Lacan, J.O seminário livro: 20 “Mais, ainda”. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor. 1985, cap VII, P. 105.
Miller, J.-A Logicas de la vida amorosa, Buenos Aires: Manantial. 1991. P. 35.
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