A criança e o discurso analítico – Curumim

CURUMIM – A CRIANÇA NO DISCURSO ANALÍTICO 

  • Coordenação: Maria Antunes Tavares e Anna Luiza Almeida.
  • Periodicidade e horário: 2as e 4as terças-feiras do mês, 20:45.
  • Início: 13 de agosto de 2024.

No Curumim, núcleo de Pesquisa em Psicanálise com Crianças, buscamos investigar “a emergência da exasperação entre o adulto e a criança e a entrada em análise para uma criança”.

Os adultos chegam demandando, com urgência, ao analista que elimine o que eles experimentam como insuportável nos seus filhos. Não há simetria entre o que exaspera um pai, uma mãe e a criança, cada um se exaspera da sua relação com seu objeto a.

No que diz respeito à posição do analista, trata-se de estar atento à exasperação, não respondendo à demanda. Ao dar lugar ao ponto opaco de gozo, cria-se um intervalo, dando lugar a um tempo lógico, um tempo para compreender, libidinal, que visa ao trabalho pulsional do sujeito, abrindo para a dimensão do inconsciente.

Aqui localizamos o ponto crucial da nossa pesquisa: parece ser disso que se trata quando falamos da psicanálise com crianças – o analista como instrumento para a construção de uma ficção própria do sujeito, da sua relação com seu objeto a.

Um ponto opaco, que agita o corpo e que é preciso cernir para construir um enquadre que possibilite que ele se apoie para construir seu sintoma. Para isto vamos nos apoiar na clínica para ler como as crianças se servem dos sonhos para construir suas ficções, e seu fantasma. Partiremos do texto de D.Roy “Sonho e Fantasma na Criança”, e da primeira Lição do seminário 14 do Lacan.

No segundo semestre de 2024, visaremos ainda o trabalho em direção à IX Conversação do Cien-Brasil e ao VIII Encontro da NRCereda-Brasil, que acontecerá dia 07 de novembro, em São Paulo, por ocasião do XXV Encontro Brasileiro do Campo Freudiano.

Referências bibliográficas:
ROY, Daniel. Sonhos e fantasmas na criança. Em: Rayuela 10. https://revistarayuela.com/pt/010/ template.php?file=notas/suenos-y-fantasmas-en-el-nino.html
LACAN, J. (1964-65) O Seminário, livro 14: A lógica do fantasma. (inédito)
LACAN, J. “Conferência em Genebra sobre o sintoma”. Opção Lacaniana, n. 23, dezembro de 1988.
LACAN, J. “A Terceira”, in Lacan, J., A Terceira & Miller, J.-A., Teoria de lalíngua, Rio de Janeiro, Zahar, 2023, p.21.
Lacan J., El Seminario,livro 14,La Lógica Del Fantasma,texto estabelecido por J.- Miller,Buenos Aires – Barcelona, Mexico, Ediciones Paidós.
X