A criança e o discurso analítico – Curumim

CURUMIM – A CRIANÇA NO DISCURSO ANALÍTICO 

  • Coordenação: Maria Antunes Tavares e Anna Luiza Almeida
  • Periodicidade e horário: 2as e 4as terças feiras do mês, às 20:45h.
  • Início: 11 de março de 2025.
  • Formato: híbrido.

Para o primeiro semestre de 2025 propomos seguir a pesquisa sobre o que está em jogo para uma criança para que ela possa construir sua realidade e “um dizer” que a separe do lugar de objeto em um discurso universalizante.

Em 2024, a partir de uma indicação de Daniel Roy, que aponta a fala da criança como tendo “o valor de fazer o sujeito nascer ao mesmo tempo para a realidade e para o desejo”, investigamos desde esta perspectiva como ler e articular as falas das crianças a partir do relato de seus pesadelos e de suas brincadeiras num encontro com um analista.

Trabalhamos o modo como a criança pode construir suas ficções e a importância das ficções para que uma posição de sujeito desejante possa advir numa análise.

Vimos como este material serve para a construção de seu fantasma.

E, mais precisamente, o estatuto da angústia da criança no pesadelo e as consequências disto para um trabalho a partir da transferência com um analista.

Propomos seguir com mais uma indicação de Roy, de “que quando uma criança fala está em jogo um real que é a distância entre o pensamento e a fala.”

Trata – se de fazer valer isto para que ela possa circunscrever este real.

Seguiremos investigando a especificidade da clínica com crianças na forma como as crianças se defendem do real em jogo no encontro do seu corpo com a língua.

Nesta perspectiva nossa investigação irá também em direção ao XII Enapol, com Fernanda Otoni, nesse caminho dos “poderes da palavra quanto toma sua parte em tudo o que se inventa como resposta ao real”.

Referências bibliográficas:
LACAN, Jacques. “A terceira”. Em: A terceira / Teoria de lalíngua. Rio de Janeiro: Zahar, 2023.
LACAN, Jacques. O seminário, livro 14: A lógica do fantasma. Rio de Janeiro: Zahar, 2024
MILLER, Jacques-Alain. “Teoria de lalíngua”. Em: A terceira / Teoria de lalíngua. Rio de Janeiro: Zahar, 2023.OTONI, Fernanda. Falar com a criança! Em: Blog Fapol.

Falar com a criança!

ROY, Daniel. La parole de l’enfant. Em: Hebdo Blog, 334, abril 2024. https://www.hebdo-blog.fr/la-parole-de-lenfant/
ROY, Daniel. Sonhos e fantasmas na criança. Em: Rayuela 10. https://revistarayuela.com/pt/010/template.php?file=notas/suenos-y-fantasmas-en-el-nino.html
X