Unidade de pesquisa sobre Sexualidade e Sexuação

  • Coordenação: Marcia Zucchi e Maria Corrêa de Oliveira.
  • Periodicidade e horário: sexta-feira, quinzenal, 13:00 a 14.30.
  • Encontros do semestre: Julho: 05, Agosto: 16 e 30, Setembro: 13 e 27, Outubro: 11 e 25, Novembro: 22, Dezembro: 6.
  • Início: 05 de julho de 2024.
  • Formato: híbrido

No 2º semestre de 2024 seguiremos com a proposta de investigação em andamento nessa Unidade.  Alinhadas com a proposta de pesquisa do ICP-RJ, nossa intenção é nos mantermos na direção de um percurso investigativo que circunscreve a sexualidade e a sexuação.

A pesquisa dará ênfase às questões relativas à sexualidade e suas vicissitudes, presentes na clínica psicanalítica contemporânea.

Um percurso que inicia com os textos de Freud e de Lacan e que ganha vivacidade e atualidade com o respaldo da Orientação Lacaniana de Jacques Alain Miller e de outros colegas do Campo freudiano que já vêm pesquisando esta temática.

A aposta dessa pesquisa é de encontrarmos instrumentos conceituais que possam servir ao manejo clínico permitindo-nos estar à altura da subjetividade dos nossos dias.

Nesse percurso é fundamental percorrer os textos que nos orientam no cenário de esvaziamento da norma e do Nome-do-Pai somado à aliança capitalismo/ciência com ofertas sedutoras em torno da reprodução humana artificial, das terapias hormonais e das cirurgias de redesignação sexual.  Fatores que contribuíram de modo relevante para que a sexualidade pudesse não somente ser vista fora do cinturão da moral civilizada, mas em sua fluidez deslocada para o par: identificação/gênero.

Teremos em novembro de 2024 o XXV Encontro Brasileiro do Campo Freudiano, Corpos aprisionados no discurso e seus restos.  Um tema que nos convoca particularmente a trabalhar em consonância.

Lacan, no Seminário livro 19, … ou pior, já anunciava que o suporte do discurso é o corpo, o corpo gozante.

Frente ao cenário contemporâneo, corpos fazem semblantes em uma perspectiva de arranjos com o gozo. Muitas vezes, no entanto, na fabricação de um nome comum que abarque o gozo. Operações de nominações? Capturas por discursos?  De que nominação se trata no viés da psicanálise?

Essas e outras muitas questões seguirão em nossa jornada de pesquisa.

A proposta de trabalho consiste em encontros híbridos, presencial e online, com a participação dos interessados nessa discussão, mas, sobretudo, no debate em torno de casos clínicos dos participantes, convidados e com recortes extraídos das obras de ficção.

A proposta na íntegra será enviada aos interessados que podem entrar em contato conosco por e-mail: marciazucchi@hotmail.com e mariacorrea@uol.com.br

X