DO ICP
Quase uma despedida, mas ainda não.
Esta é a última abertura de agenda desta diretoria. Não sublinho isso com tristeza, mas com a alegria de olhar para trás e reconhecer um trabalho intenso, vivo e orientado. Além disso, vemos que o ICP-RJ cresceu não apenas no número de seus participantes, e mesmo daqueles que nos buscam com o fim de construir sua formação na orientação lacaniana, mas cresceu também em suas ofertas de cursos e atividades de pesquisa. Houve falhas, certamente, mas temos tentado acolhê-las e trabalhar por sua solução. Mas posso dizer que aprendemos também com os erros. Ao longo desses quase quatro anos acompanhamos o início de turmas e o término de outras, e temos a alegria de observar que de cada uma delas, um grupo segue conosco, seja nos cursos livres, ou nos núcleos de pesquisa, mas também nas atividades da Escola que, afinal, é para onde se dirige o ensino e a pesquisa desenvolvidos no Instituto. Se pudesse agradeceria a cada aluno, cada pesquisador, cada associado, pela presença, pelas questões, e pelo estímulo a manejarmos tanto o saber que por aqui circula, como as relações sociais, de modo fluido, aberto, cordial e responsável.
Não poderia deixar de mencionar as colegas que compõem essa diretoria: Angela Bernardes, coordenadora dos Núcleos e Unidades de Pesquisa; Isabel do Rêgo Barros Duarte, diretora de secretaria e tesouraria; Maria Silvia Garcia F. Hanna, coordenadora de Ensino e Paula Legey, coordenadora de Mídias e Publicações, e suas respectivas Comissões. Cada uma com seu estilo e sua disposição vibrante de trabalho, tem permitido que levemos adiante e sustentemos o Instituto como um lugar de ensino, pesquisa e de transmissão da orientação lacaniana.
Mas deixemos o tom de despedida e sigamos na alegria do trabalho que teremos para o próximo semestre. Inicialmente quero me referir à chegada da turma 2025, à qual damos as boas-vindas, e desejamos uma ótima experiência de trabalho com os textos e com os colegas, sejam eles alunos, ensinantes ou funcionários. Teremos também a Jornada de conclusão da Turma 2022, cujos trabalhos serão concluídos ao longo desse semestre e apresentados a nós na primeira semana de julho. Ainda durante nossas férias de fevereiro contaremos com dois cursos de verão: um oferecido pelo Núcleo de Psicanálise e Medicina, e outro pela colega Maria Silvia Hanna sobre a Construção do Caso Clínico. Teremos também um curso livre oferecido por Sandra Viola sobre Transferência e outro por Marcus André Vieira, sobre A vida cotidiana da psicanálise. Ao longo do semestre, além dos cursos regulares, teremos o curso Lições em Psicanálise, agora coordenado por Thereza De Felice e por mim, sobre as Angústias Atuais, e o Curso suplementar de leitura do Seminário, livro 5 de Lacan, que será coordenado por Cristina Duba. Contaremos, também, com mais uma sequência de Conferências sobre as Referências de Lacan, desta vez proferidas por Paula Legey, Angela Batista e Maria do Rosário Collier do Rego Barros. Convido a todos a lerem os detalhes dos cursos e conferências na programação de ensino em nossa agenda.
E lembramos a todos que desejarem permanecer ou iniciar um trabalho nos Núcleos e Unidade de pesquisa que busquem o passo a passo em nossa agenda.
Desejamos a todas e todos excelentes férias e um ano de trabalho muito proveitoso!
Marcia Zucchi
Diretora Geral do ICP-RJ
vvvvvvv