LIÇÕES EM PSICANÁLISE – O conceito de transferência: motor e resistência do trabalho analítico
- Coordenação: Maria Corrêa de Oliveira e Anna Luiza Almeida
- Horário: de 17h30 às 19h00, às quartas-feiras
- Datas: 04/03, 18/03, 01/04, 15/04, 13/05, 27/05, 10/06 e 01/07
- Informações e inscrições: O curso será presencial. É necessário enviar e-mail para icprio@icprio.com.br (Rosane) com o comprovante de pagamento – chave PIX 05.420.670/0001-80.
- Vagas limitadas.
- Valor da contribuição: R$300,00 – Pode ser pago à vista ou em duas parcelas de R$150,00. A primeira no ato da inscrição e a segunda até dia 05/05 (PIX agendado).
- Os alunos do Ciclo Fundamental estão isentos de contribuição, mas devem enviar uma mensagem para icprio@icprio.com.br (Rosane) solicitando sua inscrição.
Ementa:
O conceito de transferência foi uma descoberta freudiana a partir de sua experiência clínica. Desde sua elaboração, é um conceito fundamental que atravessa todo o percurso teórico de Freud, com implicações profundas tanto na prática analítica, quanto na formação de um analista. Nesse curso, nos serviremos inicialmente do trajeto de Freud na definição e nos impasses do conceito de transferência, tomando como ponto de partida e em seu horizonte a prática e a transmissão clínica da psicanálise. Quais as consequências da presença e do manejo da transferência na clínica psicanalítica atual? Lacan dá um passo a mais ao articular o conceito de transferência ao desejo do analista, sua leitura da obra freudiana permitiu que o conceito se atualizasse e se mantivesse como um importante orientador clínico. O que quer um analista? Quais são as consequências extraídas por Lacan desse precioso conceito freudiano? Pretendemos também tangenciar a relevância da Escola de Lacan como um lugar por excelência de formação e transmissão da psicanálise, com o intuito de apontar o destino da transferência proposto por Lacan ao psicanalista.
