Maria Antunes Tavares – Práticas da Letra
Falar deste congresso é, para mim, falar de uma certa paisagem, a paisagem da cidade de Barcelona, onde se sobrepõem a cidade clássica ao aberto. Uma paisagem com ruelas históricas, bairro Gótico, uma igreja romana, uma catedral gótica. Uma cidade de paisagem tranquila que dá uma sensação de continuidade histórica, que nos faz sentir dentro de um quadro, com referências sólidas, sobrepostas a uma cidade que irrompe de Gaudí, Picasso, Miró… A cidade que abre para o além das referências, para o além do falo, para um gozo místico de Gaudí, ou de uma releitura das Meninas, de Velasquez por Picasso, ou de detalhes minimalistas de Miró. Ou, ainda, com um Miró além da tela, quando ele corta e queima a mesma tela anos depois.
Experimentamos algo de muito autoral de cada artista em cada obra de arte, que nos toca, que faz ressoar em cada um de nós o encontro com o real que não cessa de não se inscrever, quando algo sempre escapa.
É neste ponto, do conceito do real que irrompe, que o Congresso me tocou, a viva produção de trabalho clínicos, cada um com seu estilo, de lugares culturais diferentes, línguas diferentes,
mas com um horizonte orientado por um mesmo campo de investigação, do que a clínica pode se deixar ensinar pelos sinais discretos da experiência da psicose ordinária e de como o analista pode tomá-los a trabalho na transferência do paciente ao analista. Mas, também, a transferência do analista, na sua transferência com a psicanálise lacaniana, colocando em ato um manejo da transferência que costure junto com o paciente as pequenas invenções possíveis que ele coloca à prova para dar conta do buraco do real que irrompe desestabilizando a vida.
Uma clínica orientada pelo último ensino de Lacan do sinthoma, pelas elaborações de Miller, Laurent, Bassols, e muitos outros, no esforço rigoroso de avançar com a atualidade da nossa cultura.
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CRÉDITOS
Comissão de publicação do ICP-RJ: Cristina Duba (coordenação), Arthur Chicralla, Cecília Moraes, Leonardo Miranda, Luiza Sarrat Rangel, Sandra Landim, Tatiana Grenha e Thereza De Felice