Coordenação: Francisca Menta, Jose Marcos de Moura, Maria Antunes Tavares e Paula Borsoi

Periodicidade e horário: segundas e quartas terças-feiras do mês, às 19h30

Início: 10 de agosto

 

Durante o primeiro semestre, trabalhamos o livro de Gabriela Basz, ”Cuerpo e psicoses en la época”, onde a autora à partir do ensino de Lacan, da noção de parletre e   da lógica nodal, se utiliza da obra da dramaturga inglesa Sarah Kane, para estabelecer com muito rigor, qual o estatuto do corpo na psicose e seus desdobramentos.

O contato com esse texto, nos proporciona o inusitado e a surpresa de uma situação, que dificilmente conseguimos transmitir com nosso estudo teórico e na narrativa de nossa experiência clínica. Mesmo quando fazemos a construção de um caso clínico, algo escapa da narrativa e da reprodução discursiva. O recurso à obra de arte e o encontro dela com o singular de cada um, nos causa a vivência do acontecimento. Mobilizando nossos afetos, interrogando nosso desejo e posicionando nossas angustias

Vamos prosseguir em nossa pesquisa, utilizando os capítulos, 7,8,9 do livro citado acima. Nesse sentido esperamos avançar, em conceitos tais como: o rechaço ao amor e  a castração,  o corpo no século XXI, e o lugar do analista e a interpretação, tendo como referência a clínica da psicose.

Referências bibliográficas:

 

BASZ,G.  Cuerpo e psicoses en la época,BA, Grama Ediciones,2018

LACAN, J. O Seminário Livro 3 :As Psicoses,RJ,Jorge Zahar, 1985

LACAN,J. O Seminário Livro 23 : O sinthoma, RJ, Jorge Zahar , 2007