Coordenação: Maria do Rosário do Rêgo Barros (collier@terra.com.br) e Maria Inês Lamy (mariaineslamy@gmail.com)
Horário: segundas e quartas terças-feiras do mês, às 21h00
Início: 08 de março de 2016


Em 2016, a NRCereda/BR pesquisará o tema proposto por Jacques-Alain Miller¹ no encerramento da III Jornada do Instituto da Criança, em Paris: a adolescência.

No texto em que lança o programa de trabalho, Miller discute uma série de questões que se abrem para os adolescentes e tenta pensá-las diante das configurações contemporâneas. Um primeiro ponto, de crucial importância, seria a sexuação, uma vez que atualmente os lugares tradicionais de homem e de mulher estão em suspenso. Já a incidência do mundo virtual provocaria o que ele chama de “autoerótica do saber”, que não passaria pela relação ao Outro. O autor refere-se também ao enfraquecimento do Nome do Pai e seu efeito de desorientação, observável nos jovens. E lembra que os chamados sintomas contemporâneos – alcoolismo, toxicomanias, anorexia e bulimia – se manifestam bastante entre os adolescentes.

Propomos discutir o tema da adolescência percorrendo vários textos, desde nossa primeira referência em Freud² e, sobretudo, nos deixando guiar pelas questões que os casos clínicos nos colocam. Tentaremos assim cernir o lugar do psicanalista hoje.

_______________
1 Miller, J. A. Em direção à adolescência. Intervenção de encerramento da III Jornada do Instituto da Criança. Tradução de Cristina Vidigal e Bruna Albuquerque, revisão de Ana Lydia Santiago.

2 Freud, S. “Transformações da puberdade”. Em “Três Ensaios sobre a sexualidade” (1905). Em: Obras Completas, vol. VII.