No dia 16 de novembro, aconteceu na Seção Rio mais um intercâmbio entre Institutos, que contou com a presença de Ana Lydia Santiago, diretora do Instituto de Psicanálise e Saúde Mental de Minas Gerais, comentando um caso clínico apresentado por Mariana Pucci, participante do núcleo de Psicose e Saúde Mental do Rio e dos Encontros com a Clínica do Autismo, que também acontecem na Seção.
A mesa foi coordenada por Maria Inês Lamy. O caso trazido dizia respeito a um menino autista atendido por Mariana em uma instituição de saúde mental, em um espaço que lança mão de oficinas terapêuticas como dispositivo clínico. O relato dá notícias sobre as posições subjetivas do menino que apareciam no trabalho e os efeitos das intervenções da analista.
Ana Lydia Santiago abriu o debate com comentários e questões importantes acerca da clínica do autismo e da questão diagnóstica. Como pensar, tomando como ponto de partida o caso apresentado, a posição do autista frente ao Outro?
Além disso, Ana Lydia pôde nos transmitir algo sobre a maneira como se organiza e orienta o ensino no Instituto de Minas, apresentando os projetos de sua direção e os efeitos que já se pode recolher.
Thereza De Felice, turma 2015