Coordenação: Tatiane Grova Prado

Coordenação adjunta: Bruna Guaraná

Periodicidade e horário: sextas-feiras, quinzenalmente, às 10h30

Início: 06 de agosto

 

Tratamentos do gozo pela escrita

 

Neste ano, nossa pesquisa começou o primeiro semestre com a escrita dos contos de Clarice Lispector, para o que dali se apresentava em ruptura com toda a cena da organização fálica prévia da narrativa. Ruptura pela via de um amor não-todo que inunda a cena e “é um amor muito maior que estou exigindo de mim – é uma vida tão maior que não tem sequer beleza” (Lispector, 1998).

Se, por um lado, o amor pode ser dar o que não se tem, também pode ser, com Clarice, uma imersão em uma imensidão sem limites, sem bordas demarcadas de saída. Não seria essa a experiência do gozo não-todo abordado por Lacan nas fórmulas da sexuação no Seminário 20?

A circunscrição dessa experiência pela escrita da Clarice nos levou a buscar articulá-la na histeria, tanto no caso Dora, quanto no caso da Jovem Homossexual. E a pensar, através da leitura do livro de Márcia Rosa, Por onde andarão as histéricas de outrora?, qual a relação na experiência do inconsciente desses dois casos e entre as novas histéricas e o nosso atual tempo. Ou seja, quais as consequências para a experiência do inconsciente na análise da mudança do estatuto do Outro, com a queda do falocentrismo?

Esperamos buscar responder a essa e outras questões que foram surgindo ao longo da investigação por meio do que pudemos apreender pela escrita de escritores, tal como foi Helene Cixous em O retrato de Dora – e outros, não necessariamente mulheres – que possam servir de orientação à articulação da escrita com o gozo não-todo.

 

Referências bibliográficas: 

 

CIXOUS, H. (1976) Retrato de Dora. [Edição em Espanhol] Trad. Agustina Saubidet. Editora Las Furias, 2020.

FREUD, S. (1905) “Fragmento da análise de um caso de histeria”. ESB. Vol. VII. Rio de Janeiro: Imago, 1989.

FREUD, S.  (1920) “A psicogênese de um caso de homossexualismo numa mulher”. ESB. Vol. XVIII. Rio de Janeiro: Imago, 1989.

LACAN, J. (1972-73) Seminário 20: mais, ainda. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.

LACAN, J. (1975-76) Seminário 23: o sinthoma. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.

LISPECTOR, C. A paixão segundo G. H. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.

LACAN, J. Crônicas para jovens: de escrita e vida. Rio de Janeiro: Rocco, 2010.

LACAN, J. Todos os contos. Rio de Janeiro: Rocco, 2016.

ROSA, M. Por onde andarão as histéricas de outrora? Um estudo lacaniano sobre as histerias. Belo Horizonte: edição da autora, 2019.